terça-feira, 2 de março de 2010

Sede em formato de navio


A nova Sede da Autoridade Portuária de Antuérpia irá ser “um edifício icónico, visível de múltiplas direcções”, e um símbolo de um dos maiores portos do mundo e do desenvolvimento económico da Flandres.


De autoria de Zaha Hadid, que venceu o concurso internacional, a proposta utiliza um conceito muito forte , o de um edifício em forma de barco/navio (foto) que assenta sobre a estrutura existente da Central de Bombeiros do Porto. Com um total de 46 metros de altura (o equivalente a 15 pisos), assente em três grandes pilares e revestido a triângulos de vidro, o novo edifício é uma evocação da história e tradição do porto.

Campanha para breakbulk


A Antuérpia estuda medidas para ampliar movimentação de breakbulk (carga fracionada).As autoridades portuárias da Antuérpia estão desenvolvendo uma nova campanha para intensificar a movimentação de carga breakbulk no porto. O órgão e mais cinco empresas filiadas à federação Alfaport Antuérpia assinaram uma série de cinco convênios estabelecendo objetivos para fazer do porto um complexo mais competitivo.


As cinco empresas envolvidas operam aço, frutas, produtos florestais, cargas de projeto e automóveis. Por meio destes convênios, o porto espera expandir sua liderança no comércio de breakbulk e sua posição como segundo maior porto da Europa. Entre as medidas previstas para alavancar novos contratos comerciais está a participação em um número maior de eventos internacionais, como a Steel Logistics Conference; The Journal of Commerce’s Breakbulk Conferences em Cingapura, Antuérpia e Houston; Fruit Logistica; Transport & Logistics Munich; Intermodal Rússia; e a brasileira Intermodal South America, em São Paulo, a ser realizada em abril.

Ainda a Antuérpia


O volume de contêineres movimentados pelo Porto de Antuérpia em 2009 caiu 15,6%, computando um total de 7,309 milhões de unidades de 20 pés, retratando o declínio dos volumes em todos os portos do norte da Europa. Em termos de tonelagem, o volume total de contêineres caiu 16,7%, apontando 157,806 milhões de toneladas métricas. Conforme as autoridades do porto, o total registrado em 2008 se aproximava de 190 milhões de toneladas.

Porto de Ghent


Nesta quarta-feira visitaremos o porto de Ghent. Seremos recebidos pelo diretor comercial Dirk Becquart. Abaixo, uma entrevista que realizamos em 2009 para a Revista Conexão Marítima em Porto Alegre no Congresso Navegar.


Quais os setores que Ghent pode fazer negócios no Brasil?


Poderemos ter muitos negócios com o Brasil. A cada 5 toneladas que chegam em Ghent, uma tonelada vem do Brasil. A cada três semanas temos uma linha regular com o porto de Santos no transporte de sucos. Operamos também com Santos carga de projetos e de contêineres.
Em 2008 movimentamos 47 milhões de toneladas. Estamos próximos de um dos maiores mercados consumidores do mundo. O porto de Ghent é um centro de distribuição de mercadorias.Operamos cargas de vários países do mundo.

O porto pode ser um centro de distribuição dos produtos brasileiros?


Somos uma empresa portuária autônoma, e mantemos uma forte relação com a cidade. O porto tem 27 km de cais, não há congestionamentos de navios, qualquer embarcação pode operar no porto. Precisamos estreitar as relações comerciais com o Brasil, para distribuir seus produtos para os países Nórdicos, Turquia, Rússia e Grécia.


Qual a capacidade de armazenamento do porto no que se refere ao biocombustível?


Estamos investindo em projetos voltados para o biocombustível. Somos o maior cluster deste produto na Europa, não apenas na produção, mas na pesquisa e desenvolvimento. Em novembro vamos inaugurar em Ghent uma usina de biocombustíveis para pesquisar mais esse produto. O porto tem uma capacidade de armazenamento de cerca de 1 bilhão de metros cúbicos de biocombustível de segunda geração.



O que é movimentado no modal hidroviário?


Operamos barcaças nas hidrovias e transporte marítimo. Movimentamos 27 milhões de toneladas no marítimo e 20 milhões na hidrovia. Mesmo com a crise, a tendência é de crescimento até o final deste ano. Essas barcaças tem capacidade para 9 mil toneladas, que transportam produtos sólidos e líquidos. A partir de Ghent podemos chegar até Paris com barcaças de até 4 mil toneladas de cargas. É melhor que o transporte rodoviário, porque evita os congestionamentos, e acidentes.


Ghent também opera com grande quantidade de aço?


Possuímos a maior usina de aço da Europa. Importamos 1 milhão de toneladas de produtos para a fabricação de aço.Temos terminais com capacidade para seis milhões de toneladas de aço para a indústria automobilística. Várias montadoras estão operando em Ghent para distribuir seus veículos na Europa.


Há áreas para expansão do porto?

Ghent tem 600 hectares disponíveis de área para empresas se instalarem, isso é mais que 50% do que está disponível nos portos existentes na Bélgica. Essa é uma grande vantagem em relação aos demais portos da Europa. Anualmente do Brasil temos uma importação de 1 milhão de toneladas de soja. Ghent é a maior base de armazenamento de produtos voltados para o agronegócio,como sucos, soja e grãos.

Perdas com a crise


O diretor do Porto, Albert Pegg ( foto), proferiu uma palestra aos jornalistas brasileiros. Informou que a crise atingiu em cheio o porto belga. Segundo ele, Antuérpia vai levar 5 anos para recuperar as perdas com a crise de 2009 e que o porto está desenvolvendo uma grande campanha para movimentar cargas fracionadas. O foco são as cargas de projeto, aço, frutas, produtos florestais e café. Mais adiante detalharemos o foco dessa campanha.

O Porto de Antuérpia


Visitamos nesta terça-feira o porto da Antuérpia.A cidade concentra cinqüenta por cento da população total de sua província. A maioria dos habitantes compõe-se de belgas de língua flamenga, embora também sejam falados o francês e o holandês. Existem importantes minorias de holandeses, marroquinos, espanhóis, franceses e alemães.


Antuérpia é um porto multifuncional, onde todos os tipos de carga são carregados, descarregados, armazenados e tratados de forma adequada. This demands specialised equipment and trained personnel. Isso exige equipamento especializado e pessoal treinado.