segunda-feira, 8 de março de 2010

Acordos

Em outubro de 2009, o presidente Lula esteve visitando a Bélgica.No contexto da reunião bilateral belgo-brasileira, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, e o colega belga, Yves Leterme, assinaram diversos acordos de colaboração sobre transferência de presos, previdência social, consultas políticas, cultura, logística portuária e migrações.
Um deles garantirá que os trabalhadores brasileiros no país europeu --cerca de 40 mil-- poderão utilizar os benefícios previdenciários se decidirem voltar ao país de origem, um tratado recíproco para os belgas empregados no Brasil.


Assinaram outro acordo que abre a via para colaborações em setores-chave como espacial, nuclear, nanotecnologia, biotecnologia, saúde pública e epidemiologia.
Além disso, o memorando de entendimento sobre consultas políticas que concluíram estabelecerá reuniões de alto nível entre os países a cada seis meses.
Na área cultural, o Brasil será o país convidado ao festival cultural Europalia 2010, realizado a cada dois anos e que permitirá à Europa conhecer o Brasil em toda sua diversidade, disse o governante brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário